Odontopediatria

OdontopediatriaNa rident.) sabemos que as crianças e os adolescentes necessitam de uma atenção especial, pelo que alguns dos nossos médicos dentistas estão vocacionados para os atender.

Odontopediatria é a área da medicina dentária dedicada à saúde oral das crianças e adolescentes e tem como objetivo observar a cavidade oral da criança e do adolescente e estabelecer um programa preventivo de saúde oral.

Aconselhamos que traga os seus filhos à rident.) para uma observação de rotina mal comecem a nascer os primeiros dentes de leite. Para além de verificarmos o desenvolvimento ósseo da face e Odontopediatriados dentes de leite assim como o alinhamento dentário. Estas primeiras consultas são também muito importantes para evitar a ansiedade e os medos ao Dentista.

Os dentes de leite são muito importantes para o desenvolvimento normal da mastigação, fonética e estética, bem como na manutenção do espaço para os dentes definitivos.

Um dente de leite cariado pode afectar a formação dos dentes definitivos e a saúde geral.

Uma dieta rica em açúcares associada a uma escovagem incorrecta resulta muitas vezes no aparecimento das cáries dentárias. Estas, se não tratadas, evoluem e rapidamente atingem a polpa do dente provocando dor. Nesta fase é necessário remover a polpa do dente (desvitalizar o dente) de modo a restituir a saúde oral da criança.

Os selantes de fissura são uma fina camada de resina, aplicadas nas superfícies mastigatórias dos dentes posteriores para prevenir o aparecimento de cáries. No entanto, a sua aplicação não deve constituir uma medida isolada mas antes integrada num programa alargado de prevenção.

Evolução da dentição

Odontopediatria - Idades de Erupção

Dentição decidua
O primeiro dente nasce entre os 4 e os 6 meses de idade (incisivos inferiores, seguidos dos incisivos superiores).
Esta fase é a dentição decidua, a criança só tem dentes de leite.
Dentição permanente ou definitiva
A dentição permanente ou definitiva inicia-se entre os 5 e os 7 anos. Por volta dos 6 anos surgem os primeiros molares definitivos (aparecem atrás dos segundos molares de leite sem a queda de nenhum dente de leite).
Por volta dos 14, todos os dentes permanentes estão presentes na cavidade oral à excepção dos dentes do siso.
Dentes do siso
Os dentes do siso são os 4 terceiros molares, localizados, à direita e à esquerda na parte mais posterior das arcadas dentárias.
São os últimos dentes a erupcionar, normalmente por volta dos 18-20 anos.

Traumatismos Dentários

Após um traumatismo deve contactar o mais rapidamente possível o seu médico dentista.

pdfFaça aqui o download do folheto com as intruções de procedimentos em caso de traumatismo1.6 MB