Estética Dentária

Estética DentáriaEstética é o julgamento e a perceção do que é considerado belo. Na estética dentária procura-se atingir o ideal estético de cada pessoa, sendo possível corrigir desde a mais pequena imperfeição a alterações severas.

 

Na atualidade existem inúmeras técnicas através das quais podemos atingir esse ideal, sendo as seguintes alguns exemplos: branqueamento dentário, restaurações estéticas, coroas e facetas estéticas, ortodontia (aparelho), piercings dentários.

 

Branqueamentos dentários

Existem dois tipos de branqueamento dentário:

Ambulatório
O tratamento é realizado em casa pelo próprio paciente. O dentista faculta o agente químico e as moldeiras individualizadas e adaptadas ao paciente, supervisionando o tratamento através de visitas periódicas ao consultório.
Consultório
Otratamento é realizado na rident.) pelo dentista. Após a devida proteção da gengiva, lábios e bochechas, aplicamos sobre os dentes um agente químico de maior concentração e uma fonte de energia ativadora que pode ser luz halógena, promovendo uma intensificação do branqueamento. Como tal, este tratamento é realizado em apenas uma consulta.

O branqueamento dentário não é um tratamento definitivo, tendo uma média de duração de 2/3 anos. Geralmente não regride para a cor inicial.

A moderação de alguns hábitos alimentares são fundamentais para o sucesso do tratamento. Destacam-se o consumo de bebidas muito pigmentadas (café, chá, vinho tinto, etc.), e hábitos tabágicos (que é uma das principais causas do escurecimento dentário). Uma higiene oral correta com o uso de um dentífrico específico acompanhado de um controlo semestral por parte de um profissional é fundamental para o sucesso do tratamento.

Vantagens do tratamento na rident.) - uma só consulta, resultados mais rápidos e garantidos. Relativamente ao preço, não há grandes diferenças. Desanconselhamos o branqueamento em casos de tratamento com tetraciclinas; manchas branco opaco, tonalidades cinzento escuro, castanho, azul; manchas especialmente em cervical.

facetasFacetas

As facetas dentárias são próteses de espessura fina que são cimentadas na superfície visível e estética dos dentes, no sentido de proporcionar uma aparência natural. Geralmente são utilizadas para corrigir dentes desalinhados, desgastados, desiguais, manchados, com espaçamento anormal, entre outras situações. Podem ser em cerâmica ou em resina.
       
A duração das facetas é variável, mas, de acordo com alguns estudos as facetas apresentam uma longevidade média de 10 anos, dependendo de factores como: hábitos de higiene oral, tipo de alimentação, força muscular, parafunções (exemplo: bruxismo), entre outros. Deverá ter os mesmos cuidados básicos para uma boa saúde oral.

Diferença entre a faceta e coroa? A faceta é mais conservadora, pois implica uma menor perda da estrutura dentária sem que haja necessidade de desvitalizar o dente, sendo bastante resistente.

CoroasCoroas

A Coroa ou ponte é uma prótese fixa geralmente utilizada para cobrir inteiramente ou somente uma parte de um dente danificado. Além de conferir maior resistência a um dente danificado, a coroa pode ser utilizada para melhorar a sua aparência, o formato ou o alinhamento dos dentes. Uma coroa também pode ser colocada sobre um implante, dando-lhe o formato e estrutura parecidos com a do dente natural, a fim de que este possa desempenhar suas funções.

Há diversos tipos de coroas: Coroas em cerâmica; metalo-cerâmica; metálicas; resina, etc.
As coroas de porcelana ou cerâmica podem combinar com a cor natural de seus dentes. Outros materiais usados são o ouro e as ligas de metal, o acrílico. Estas ligas metálicas são geralmente mais resistentes que a cerâmica e podem ser recomendadas para os dentes posteriores. A cerâmica é ligada a uma estrutura metálica e é utilizada, em geral, por ser resistente e estética.
       
Na rident.) aplicamos coroas em casos de: 

  • Substituir uma grande restauração quando não restar muita estrutura do dente;
  • Proteger um dente enfraquecido por fraturas;
  • Ligar uma prótese;
  • Sobre implantes dentários;
  • Corrigir dentes com malformações ou alterações de cor;
  • Dentes desvitalizados.

A durabilidade das coroas é muito variável, podendo durar uma vida ou alguns anos. Mas tem uma durabilidade média de 15 anos. Para garantir a longevidade das suas coroas ou pontes é importante possuir uma boa prática de higiene oral e visitar o seu dentista na rident.) regularmente.

fotolia 51750800Restaurações estéticas (dentisteria estética)       

A dentisteria restauradora estética, através da utilização de materiais da cor dos dentes naturais (resinas compostas), permite realizar reconstruções dentárias atingindo-se excelentes resultados estéticos. É sobretudo aplicada em dentes anteriores, no tratamento de fracturas, na substituição de restaurações antigas e/ou pigmentadas, no encerramento de espaços excessivos entre dentes ou simplesmente como forma de harmonizar o sorriso, entre outras.    

fotolia 35210877Piercings Dentários

São cristais ou diamantes apenas colados na superfície externa do dente que não o danificam. Requerem algum cuidado com a mastigação e são fáceis de remover. Dispomos de diversas cores e formatos na rident.) - informe-se connosco!

Conheça aqui alguns casos clínicos de intervenções na rident.)